Hospital e bombeiros representam Cascais no Campeonato Mundial de trauma no Brasil

Por Redação CASCAIS24

06.10.2016
O Serviço de Urgência do Hospital de Cascais, bem como os corpos de Bombeiros de Parede e de Cascais vão representar Portugal no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento - o maior evento mundial de resgate e salvamento em ambiente simulado, que decorre entre os próximos dias 19 a 23 de outubro em Curitiba, no Brasil.

Para Luís Figueiredo, enfermeiro do Serviço de Urgência de Adultos do Hospital de Cascais e responsável pelo departamento de emergência pré-hospitalar da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, a presença de um elemento do Serviço de Urgência do Hospital de Cascais na organização deste tipo de eventos demonstra o elevado profissionalismo, capacidade técnica e pedagógica de toda a equipa que diariamente garante cuidados à população. O nosso esforço permitiu atingir o sucesso e ver reconhecida a qualidade técnica, prestigiando o nosso País e a instituição que representamos”.

A WRO é um organismo internacional que incorpora organizações de resgate de diversos países, cujo objetivo é o desenvolvimento e valorização das boas práticas nos procedimentos de emergência e técnicas de atuação em acidentes rodoviários.

Luís Figueiredo foi também convidado pelo Diretor de Operações da World Rescue Organisation (WRO), Kevin Lenon, para o lugar de co-assessor responsável de “Trauma” no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento.

Este campeonato mundial vai juntar 38 equipas de diferentes nacionalidades que vão competir nas categorias “Desencarceramento” e “Trauma”, demonstrando as suas capacidades e competências na abordagem das vítimas. Portugal vai estar representado nas duas categorias com o número mais expressivo de participantes e avaliadores até à data.

Para além do Hospital de Cascais, neste campeonato mundial participam as equipas de trauma dos Bombeiros Voluntários de Parede e de Cascais que, no campeonato que decorreu em Elvas, em maio último, conquistaram, respetivamente os primeiro e segundo lugares.

A dupla Sebastião Esquível e Mariana Campilho, dos Bombeiros de Parede que, pelo segundo ano consecutivo, sagraram-se campeões nacional de Trauma, e a dupla José Costa e Tiago Batista, dos voluntários de Cascais, formam os quatro "magníficos" - o melhor que temos no concelho de Cascais no socorro a traumas.

Noticias relacionadas 

Temos os melhores bombeiros em socorro a traumas 

Os nossos campeões no socorro a trauma 





 

  



Comentários