Os nossos campeões no socorro a trauma

Por Cascais24

25.05.2016
O concelho de Cascais conseguiu apurar duas equipas de Trauma dos Bombeiros para o maior encontro mundial de socorro, salvamento e desencarceramento, o “World Rescue Challenge”, a ter lugar em outubro próximo em Curitiba, no Brasil.

A dupla Sebastião Esquível e Mariana Campilho, dos Bombeiros de Parede que, pelo segundo ano consecutivo, sagraram-se campeões nacional de Trauma, e a dupla José Costa e Tiago Batista, dos voluntários de Cascais, formam os quatro "magníficos" - o melhor que temos no socorro a traumas.

Este ano, a equipa Parede Trauma Team formada pelos bombeiros Sebastião Esquível e Mariano Campilho, voltou a conquistar o primeiro lugar, desta feita na classificação geral do III Campeonato Nacional de Trauma, que decorreu no último fim-de-semana, em Elvas. 


Em segundo lugar na classificação geral ficou a equipa dos Bombeiros de Cascais, formada por José Costa e Tiago Batista. 
  
As duas equipas do concelho de Cascais, vencedoras do campeonato que, durante dois dias, no Centro de Negócios Transfronteiriços de Elvas, competiram com 22 outras oriundas do Continente e Ilhas, puderam demonstrar o seu profissionalismo na vertente do socorro a vítimas de cenários de trauma, dando a conhecer o exigente mundo das avançadas técnicas utilizadas pelas equipas de socorro em todo o mundo. 

“Mais do que uma competição, esta foi uma oportunidade de partilha, aprendizagem e evolução”, explicou a organização – os Bombeiros de Elvas e a Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento.
As equipas neste III Campeonato foram avaliadas por jurados nacionais e internacionais nas vertentes de “Cuidados pré-hospitalares” e “Resposta técnica”. 

Os cenários simulados de vítimas de acidentes foram os mais aproximados possíveis da realidade, com uma equipa profissional de caracterização que criou um cenário que envolveu, desde o profissional treinado ao leigo curioso, exigindo uma coordenação e um desempenho em verdadeiro contra relógio. 
A equipa de Trauma dos Bombeiros da Parede conquistou os primeiros lugares nas áreas de manobras “Standard” e “Complexa”, obtendo o primeiro lugar na classificação geral. 


Orgulhosos com estes resultados, que apuraram as duas equipas do concelho de Cascais para o Mundial no Brasil, estão os comandantes Pedro Araújo, da corporação de Parede, e João Loureiro, da corporação de Cascais. 

Paralelamente, as manifestações de parabéns às duas equipas vencedoras têm vindo a aumentar nas redes sociais por parte da sociedade civil cascalense.

Comentários