Comandante João Loureiro e "heróis" do Cascais Atrium distinguidos nos 130 anos dos Bombeiros de Cascais


03.07.2016
A entrega do Crachá de Ouro, com que o comandante João Loureiro foi distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a condecoração de quatro bombeiros, que foram os primeiros a chegar ao fogo do Cascais Atrium e a inauguração de uma nova viatura, adquirida no âmbito do Orçamento Participativo (OP), constituíram os pontos mais altos do 130.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Cascais, assinalado este domingo com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

João Loureiro é comandante do corpo de Bombeiros de Cascais desde Setembro de 2001 e a entrega do Crachá de Ouro foi feita pelo próprio Presidente da República, a pedido do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marta Soares.
João Loureiro foi distinguido com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses
Distinguidos, ainda, foram os quatro primeiros Bombeiros da corporação que, na madrugada de Março último, chegaram ao Cascais Atrium, onde tinha deflagrado um violento incêndio, que acabou por atingir mais de 60 apartamentos. Foi graças à intervenção dos primeiro operacionais a chegarem que o edifício foi evacuado sem incidentes.
Os "heróis" do Cascais Atrium também foram distinguidos
Bastante simbólica neste dia de aniversário foi, também, a inauguração da nova viatura ao serviço do Corpo de Bombeiros, adquirida através do Orçamento Participativo (OP) do ano passado. Este novo veículo, inaugurado por Marcelo Rebelo de Sousa e pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, vem reforçar a frota de Cascais, que passa a contabilizar 29 veículos ao serviço dos mais de 65 mil habitantes que a corporação serve. 
A nova ambulância inaugurada pelo Presidente da República e pela ministra da Administração Interna

Interessante e seguida com curiosidade e muita atenção pelo Presidente da República foi a demonstração da Equipa de Trauma, que alcançou o segundo lugar recentemente no campeonato, em Elvas, qualificando-se para o Mundial, a ter lugar em outubro no Brasil.
Marcelo Rebelo de Sousa e Constança Urbano de Sousa assistiram curiosos ao trabalho da Equipa de Trauma

No entanto, o programa de aniversário neste domingo começou pelas 9h00, com uma romagem ao Cemitério da Torre para homenagear aos bombeiros falecidos, tendo-se seguindo, cerca de uma hora depois o tradicional desfile apeado e motorizado pela Baía de Cascais.

A receção às entidades convidadas e  sessão solene no quartel sede tiveram lugar depois das onze horas da manhã, com as boas vindas dadas pela Banda da Sociedade Musical e Sportiva Alvidense. Foi ainda durante a sessão solene que houve lugar a diversas outras condecorações de bombeiros do quadro ativo, por antiguidade e bons serviços.

Marcelo elogia Carreiras

Na oportunidade, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, por ter contribuído para a "melhoria das condições de funcionamento das corporações de bombeiros do município na sequência de um Orçamento Participativo".
Presidente elogiou Carreiras


"A democracia é isto: os autarcas a ouvirem e a servirem o povo, e o povo a participar nas escolhas concretas do seu próprio destino",precisou o Presidente da República, que também inalteceu a ação da atual ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, no conhecimento que tem da realidade dos bombeiros portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falou na coincidência dos Bombeiros de Cascais terem nascido há 130 anos na mesma rua em que vive, revelou e lembrou, ainda, que há 41 anos, "quando era um bocadinho mais novo", acompanhou "muitas das intervenções mais difíceis em acidentes, em incêndios ou socorros a náufragos naquilo que traduz a vida de uma comunidade solidária".




Comentários