Coletividade de Manique de Baixo comemora 104 anos ao serviço da cultura e desporto

Por Valdemar Pinheiro

31.01.2017


O Grupo Musical e Desportivo 31 de janeiro Manique de Baixo faz esta terça-feira 104 anos – mais de um século ao serviço da cultura e do desporto, embora só no próximo domingo, dia 5, tenham lugar as cerimónias comemorativas, que começam com uma missa em honra dos sócios falecidos, pelas 9h30 na Capela Nossa Senhora das Neves, seguida de almoço, com a presença de sócios e entidades convidadas, a sessão solene com a entrega de diplomas e medalhas de 25 e 50 anos de associados e, por fim, a estreia de uma pequena peça de teatro organizada pelo Teatro Juvenil de Manique.

Autêntico viveiro de desportistas ao longo dos anos e, atualmente, com cerca de meio milhar de sócios, esta é uma das maiores coletividades do concelho de Cascais. Em 2013, por ocasião dos festejos do seu centenário, foi homenageada e condecorada com medalha de honra da Câmara Municipal de Cascais e com o Diploma de Mérito da Confederação das Coletividades de Portugal, a juntar à medalha de mérito entregue anteriormente pela Junta Freguesia de Alcabideche.

“É uma coletividade, e até diria uma instituição, que tem crescido em qualidade e quantidade, com as diversas atividades culturais e desportivas - centenária e com resultados absolutamente reconhecidos”, afirma Nuno Jorge, presidente da direção, segundo o qual “é uma enorme satisfação presidir aos seus destinos”.

A secção de Karaté foi agraciada há dias pela Junta de Alcabideche com a medalha de mérito desportivo (Foto DR)
Ainda no passado dia 22 de janeiro, por ocasião da celebração dos 176 anos da freguesia de Alcabideche, que teve lugar na sede da própria coletividade, a seção de Karaté foi homenageada com a medalha de honra desportivo da freguesia.

“Temos atletas campeões regionais, nacionais e mundiais, que estão também nomeados para a Gala do Desporto da Câmara Municipal de Cascais”, sublinha, com orgulho, Nuno Jorge.

A cultura e o entretenimento também faz parte das atividades desenvolvidas por esta centenária coletividade da freguesia de Alcabideche. “Este ano, iniciámos um projeto com dois grupos de teatro, que está em crescimento - o teatro juvenil e adulto- sendo a encenadora a atriz Patrícia Candoso”, diz o presidente da direção.

Mas há mais novidades e, em breve, o Grupo Musical e Desportivo 31 Janeiro de Manique de Baixo vai iniciar uma escola de música - um projeto com instrumentos de sopro. “Depois, crescer para uma banda filarmónica é o objetivo”, anuncia Nuno Jorge.

A par das atividades desportivas e culturais que desenvolve, como o karaté, o aikido, o futebol em veteranos, o cicloturismo, o zumba, o teatro e o rancho folclórico, este em parceria com a vizinha Associação de Apoio Social Nossa Senhoras Neves, o Grupo Desportivo e Musical 31 de Janeiro de Manique de Baixo continua a dar continuidade à tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora das Neves, que este ano comemora o seu centenário, bem como a organizar diversos eventos, entre os quais a passagem de ano e bailes de Carnaval.

Nuno Jorge: "Temos crescido em qualidade e quantidade"


“Não tenhamos dúvidas de que esta coletividade está recheada de histórias, de quem viu passar as mudanças dos tempos e que ajudaram a construir esta obra, que faz parte da identidade dos maniquenses, na certeza de que hoje, como ontem, há uma aposta clara no desenvolvimento e na procura de novos atrativos, que permitam, com tranquilidade, assumir o presente e encarar com esperança e otimismo o futuro”, conclui Nuno Jorge.




 

 

História

Descobrir a história, desde o primeiro dia, da coletividade de Manique, tornou-se para a atual direção uma missão quase impossível. É que com a construção da sede, na rua do Carrascal, na década de 60 do século passado, tudo se perdeu com a mudança, com os diretores de então a pensarem, porventura, que não era útil guardar toda aquela "velharia" numa sede nova.

Conforme a própria coletividade faz notar no seu site oficial, “é por esse motivo que só existe na sede alguma documentação (pouca) a partir daquela data.

Durante todos estes anos, a "Sociedade" esteve orfã, pois não sabia quem eram os seus "pais".

No entanto, recentemente foram encontrados dois livros contendo registos desde a fundação até aos anos 30!

Muitos são os registos encontrados, de inegável valor histórico, mas sem dúvida que o mais importante é a ata da fundação do GRUPO RECREATIVO DE BANDOLINISTAS, 31 DE JANEIRO, DE MANIQUE DE BAIXO, o nome original da nossa "Sociedade".

Assim, fica-se a saber que em 31 de Janeiro de 1913 foi fundado o GRUPO RECREATIVO DE BANDOLINISTA 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO e em 1930 o nome alterado para GRUPO MUSICAL DE BENEFICIENCIA 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO.

Já nos anos 60, o nome "Beneficência" foi substituído por GRUPO MUSICAL 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO

Porém, em 1976 com a fusão entre o GRUPO DESPORTIVO DE MANIQUE DE BAIXO, fundado em 1 de Maio de 1945 e o GRUPO MUSICAL 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO, fundado em 31 de Janeiro de 1913, foi então adotado o nome atual GRUPO MUSICAL E DESPORTIVO 31 DE JANEIRO DE MANIQUE DE BAIXO, bem como a data de fundação 31 de Janeiro de 1913.

O concurso Miss Aldeia em 1971 faz parte da história da coletividade (Foto Ana Paula Franco)
Para trás, na longa história da coletividade, fica a boa vontade de homens e mulheres que souberam construir e dignificar uma obra, os grandes eventos das décadas de 70 e 80, que alguns ainda recordam com saudade, como o concurso de Miss Aldeia e, entre muitos outros, os célebres bailes da Pinha e da Rosa e, também, do tempo em que o cinema ia à coletividade às quartas-feiras à noite.









Comentários