Mais de 1500 à espera de hortas comunitárias

Por Redação CASCAIS24

30.01.2017


Mais de 1.500 pessoas estão em lista de espera, inscritas para terem acesso a um terreno onde cultivar no concelho de Cascais.

Atualmente, existem no concelho 357 parcelas de terra cultivadas pelos cidadãos, constituindo as hortas comunitárias um verdadeiro sucesso.

A horta comunitária do Bosque dos Gaios, no Estoril, foi a primeira a ser inaugurada no concelho e viu agora aumentado o número de parcelas para cultivo.

Às cinco inauguradas em 2009, juntaram-se agora mais nove, alargando para 14 o total de terrenos disponíveis para a população.

A configuração da horta comunitária foi ligeiramente alterada e sacrificaram-se alguns zambujeiros do bosque para permitir mais luz nos terrenos cultivados.

“Esta foi a primeira horta comunitária do concelho”, lembrou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, perante um grupo de hortelãos, novos e mais antigos, e respetivas famílias, que marcaram presença na inauguração das novas hortas.

 “Se os moradores que estão contra as hortas comunitárias noutros locais vissem esta deixavam de estar contra”, reforçou o autarca, segundo o qual  a horta comunitária do Bosque dos Gaios é um exemplo a ter em conta porque com a sua construção foi possível preservar o bosque, o espaço permitiu ainda concretizar outro projeto, um dog park e, entre os hortelãos que moram aqui perto, mas também noutros bairros, há uma grande vontade de preservar o espaço.

“Este é um processo de sucesso mais vai demorar algum tempo”, reconheceu Carlos Carreiras, acrescentando: “Estou certo que vão retirar daqui muitos momentos de prazer e boa disposição, além dos produtos biológicos”.

Na horta comunitária do Bosque dos Gaios, os horticultores são na maioria reformados com alguma experiência em horticultura, que também estão a procurar “passar” aos mais novos, sobretudo aos netos. São bastante dedicados, sendo possível vê-los diariamente nas suas práticas agrícolas.



Comentários