Nova escola para "alta finança" nasce em Carcavelos

Por Redação CASCAIS24

27.09.2016


O lançamento da primeira pedra da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) tem lugar esta terça-feira, à tarde, em Carcavelos, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia terá início às 13h30 com uma sessão de apresentação do novo Campus e das apostas estratégicas da Nova SBE e contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Diretor da Nova SBE, Daniel Traça, e do Presidente da Fundação Alfredo de Sousa (igualmente  responsável pela campanha de angariação de fundos), Pedro Santa Clara. Contaremos ainda com breves intervenções de antigos alunos da escola como Inês Caldeira, CEO da L’Oréal Portugal, e Raúl Galamba de Oliveira, Director na McKinsey.

Na oportunidade, serão divulgados os novos parceiros corporativos que se juntaram à Nova SBE que agora se juntam aos parceiros corporativos fundadores, como o Banco Santander Totta, a Jerónimo Martins, a Câmara Municipal de Cascais e a família Soares dos Santos.

Com o objetivo de angariar 50 milhões de euros, a campanha de fundraising da Nova SBE pretende financiar a construção do novo campus que, aliado a um corpo de docentes de referência, à reputação académica da Universidade Nova e ao estilo de vida que Cascais oferece, pretende ser um ‘hub’  de atração de talento no mapa europeu da formação de estudantes universitários e executivos nas áreas da economia, gestão e finanças.

Este novo campus, com capacidade para 5000 alunos, reforçará a capacidade da Nova SBE de atrair e desenvolver talento em Portugal.

Durante a cerimónia será, ainda, lançada a 2ª fase da campanha de fundraising para o novo Campus da Nova SBE. Na 1ª fase foram angariados cerca de 35 milhões de euros, contributos de algumas das maiores empresas portuguesas e multinacionais e doadores individuais.

Comunistas e bloquistas ausentes


Entretanto, duas das forças partidárias de Cascais anunciaram não comparecer a esta cerimónia.

É o caso do vereador da CDU Clemente Alves que, esta segunda-feira, em reunião do executivo, declinou o convite feito pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras. Razões que pode também ler em  OpiniãoCASCAIS24 e onde explica porque não vai lançar a pedra ao negócio da escola de negócios.

Também a Coordenadora Concelhia de Cascais do Bloco de Esquerda (BE) em comunicado à Comunicação Social   informa que "tem, desde o início deste processo, tomado uma posição desfavorável à edificação de um empreendimento desta dimensão devido aos aspectos pouco esclarecidos que o envolvem e pelas suas implicações". 

Segundo os bloquistas, "subsistem dúvidas quanto ao valor da indemnização pela expropriação dos terrenos, cuja determinação está ainda dependente da acção judicial em curso, podendo este atingir o montante de cerca de 8,5 Milhões de euros", além de que "o valor de entrada pelo Município de Cascais na fundação que se pretende criar e que ali irá exercer a sua actividade está dependente do valor de indemnização mencionado no ponto anterior". 

Para os bloquistas, "todo o processo tem corrido de forma pouco transparente e sem que esteja alavancado em estudos concretos de base que comprovem, ou alicercem, os benefícios para as populações residentes que decorram directa ou indirectamente da constituição daquela fundação e da obra que ali se pretender construir".

Por outro lado, avança, ainda, o Bloco de Esquerda, "a viabilidade da mega construção prevista no designado PPERUCS depende, directa ou indirectamente, da construção deste novo campus".

Sobre a Nova SBE
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) é a mais conceituada escola portuguesa nas áreas de Economia, Finanças e Gestão e uma referência na investigação, ensino e formação de executivos. Com três mestrados, Formação de Executivos e MBA posicionados no ranking do Financial Times é considerada uma das 30 melhores escolas de Gestão da Europa. Integra o grupo restrito de escolas mundial Triple Crown, é a única escola portuguesa classificada pela Eduniversal, que funciona como “agência de rating” do ensino superior como Universal Business School. É ainda a a representante portuguesa na rede CEMS que oferece um dos melhores mestrados em Gestão do mundo. Na Nova SBE cruzam-se estudantes de 60 países com professores de 25 países diferentes.

Comentários

  1. Como é possível que quase todos os políticos deste País se associem a um "CONFISCO" destes ??? O terreno onde querem implantar este projecto foi pura e simplesmente roubado ao seus proprietários !

    Mais um "feito" do mégalómeno Carreirista, que depois de ter quase levado à falência o grupo Sousa Cintra, de lá tendo sido despedido, agora vai levar o erário publico de Cascais por iguais caminhos.

    Quando acordarem ,já vai ser tarde ! PIM ! PAM! PUM !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário