Cascais mostra no Brasil melhor socorro a trauma!

Por Redação CASCAIS24
José Costa e Tiago Batista, dos Bombeiros de Cascais, em ação em Curitiba, na estreia, esta quinta-feira

21.10.2016


A equipa dos Bombeiros Voluntários de Cascais, vice-campeões nacionais de trauma, estrearam-se, com um resultado considerado “positivo”, esta quinta-feira, no Campeonato Mundial de Trauma, que decorre até domingo, em Curitiba, no Brasil e no qual participam, ainda, os campeões nacionais – equipa dos Bombeiros de Parede, para além de 36 outras de diferentes nacionalidades.


“Cenário Standard, uma vítima de agressão, inconsciente em decúbito lateral... À medida que nos aproximamos do cenário, os nervos ficaram de lado... Fizemos o melhor que sabemos, dignificar um Corpo de Bombeiros, um Concelho, uma Nação.... O resultado foi positivo!”, consideraram José Costa e Tiago Batista, a dupla dos Bombeiros de Cascais que, em Curitiba, é acompanhada pelo comandante João Loureiro.


Os campeões nacionais: Sebastião Esquível e Mariana Campilho, dos BVParede
Já esta sexta-feira entrou em ação a dupla Sebastião Esquível e Mariana Campilho, dos Bombeiros de Parede, campeões nacionais, titulo conquistado em Elvas, em maio último. A equipa dos “magníficos” é acompanhada pelo coordenador Ricardo Pires.

Comandante Pedro Araújo
"Estamos a participar num campeonato realizado num país, como é o Brasil, onde as técnicas são de socorro muito diferentes, sendo certo de que nós, portugueses, estamos muito mais avançados, mas não podemos descurar que, quiçá, por isso mesmo, a nossa participação é exigente, e estamos confiantes que o nosso profissionalismo seja reconhecido", disse, a propósito, a CASCAIS24, Pedro Araújo, comandante dos Bombeiros Voluntários de Parede.


Este campeonato mundial reúne 38 equipas de diferentes nacionalidades que estão a competir até domingo, dia 23, nas categorias “Desencarceramento” e “Trauma”, demonstrando as suas capacidades e competências na abordagem das vítimas.


Para além dos campeões e vice-campeões de Portugal - Bombeiros de Parede e de Cascais -  também o Serviço de Urgência do Hospital de Cascais, está representado, com a participação de Luís Figueiredo, enfermeiro do Serviço de Urgência de Adultos do Hospital de Cascais e responsável pelo departamento de emergência pré-hospitalar da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento. 

A WRO é um organismo internacional que incorpora organizações de resgate de diversos países, cujo objetivo é o desenvolvimento e valorização das boas práticas nos procedimentos de emergência e técnicas de atuação em acidentes rodoviários.








Comentários