Socialistas elegem hoje à noite Gabriela Canavilhas para Cascais

Por Redação CASCAIS24

19.01.2017

A Concelhia do Partido Socialista (PS) reúne esta quinta-feira, à noite, na sua sede, em Cascais, para votar o nome de Gabriela Canavilhas como candidata oficial às autárquicas de outubro próximo à Câmara de Cascais.

Pianista de formação, licenciada em Ciências Musicais e antiga ministra da Cultura do XVIII Governo Constitucional, liderado por José Sócrates, a atual deputada Gabriela Canavilhas deverá reunir consenso entre os cerca de 59 elementos da Concelhia do PS de Cascais e ver o seu nome aprovado como candidata ao município cascalense.

Aos 55 anos, Gabriela Canavilhas é uma mulher gentil, culta e bonita e bastante lutadora, convita dos ideais que defende, segundo algumas fontes, “capaz de dar luta aos adversários” e "defender o programa do PS para Cascais".

Em abril de 2015 e, na sequência do polémico e escandaloso processo de violência doméstica que envolveu a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho, Gabriela Canavilhas pediu a expulsão de Carrilho do Partido Socialista, argumentando que “se se exige a um político que tenha o pagamento de taxas e taxinhas em dia quase desde o berço, porque não se exige que tenha um comportamento limpo de acusações de violência doméstica?”. 

Carrilho respondeu, então, minimizando a posição de Canavilhas ao afirmar: “Não sei quem é essa senhora”.

Casada com o Coronel José Manuel Pinheiro Lopes Canavilhas, agraciado como tenente-coronel a 9 de Outubro de 1998 com a Medalha da Missão das Nações Unidas para o referendo no Saara Ocidental, Canavilhas foi diretora artística do Festival MusicAtlântico, nos Açores, presidente da Associação de Música, Educação e Cultura, responsável pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Academia Nacional Superior de Orquestra e o Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, diretora regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e membro do Conselho Directivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
É professora do Quadro da Escola de Música do Conservatório Nacional, desde 1986, e lecionou também na Academia dos Amadores de Música e no Conservatório Regional de Castelo Branco.

Tem sete álbuns gravados, tendo assinado as primeiras interpretações gravadas de obras de compositores como João Domingos Bomtempo ou Alfredo Keil, apresentou ao vivo as primeiras audições de obras de compositores contemporâneos, como Eurico Carrapatoso, António Victorino de Almeida, Sérgio Azevedo ou Clotilde Rosa, e participou em vários recitais dedicados à música erudita portuguesa, como Vianna da Motta, Alfredo Keil, Fernando Lopes-Graça, Frederico de Freitas, Luís de Freitas Branco ou Augusto Machado.

Gabriela Canavilhas, que nasceu na antiga Sá da Bandeira, Angola, possui o Curso Superior de Piano do Escola de Música do Conservatório Nacional, e é licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.

Para já, apurou Cascais24, o PS de Cascais não pensa coligar-se com qualquer outra força (CDU ou BE) nestas Autárquicas 2017, embora não afaste a possibilidade da sua lista vir a integrar alguns nomes de independentes.


 


Comentários