Bombeiros de Parede salvam vidas e bens há 90 anos

Por Redação CASCAIS24

18.09.2016
Há 90 anos a salvar vidas e bens, os Bombeiros Voluntários de Parede comemoram, este domingo, mais um aniversário, com um conjunto de cerimónias simples, mas carregadas de grande e forte simbolismo.

O hastear de bandeira, seguido de um desfile, desde o quartel até à igreja paroquial, onde é celebrada missa em memória dos bombeiros e trabalhadores falecidos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Parede e Amadeu Duarte, constituem dois pontos altos das cerimónias.

Uma romagem ao talhão privativo dos Bombeiros em São Domingos de Rana e uma sessão solene no quartel sede da corporação, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, são o culminar do programa das "festas" de uma associação que tem prestado relevantes serviços às comunidades que serve, graças ao empenho, espírito de sacrifício, abnegação, entrega e profissionalismo de todos quantos a servem".

Comandante Pedro Araújo
Comandado desde há 12 anos por Pedro Araújo, que é, também, vice presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, o corpo de Bombeiros de Parede cobre operacionalmente a freguesia de Parede e dois terços da freguesia de São Domingos de Rana.

Só no ano passado, de acordo com estatísticas a que CASCAIS24 teve acesso, os Bombeiros de Parede estiveram envolvidos em quase 23 mil intervenções.




O corpo de Bombeiros de Parede possui um quadro de pessoal de 143 elementos, sendo que, a nível do corpo ativo de bombeiros, é constituído por 86 operacionais e uma frota de 19 veículos.


Entre muitos outros, um dos grandes atributos dos Bombeiros Voluntários de Parede é possuir uma equipa de trauma, que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Trauma, em Elvas, em maio, qualificando-se para o Mundial, a ter lugar em outubro no Brasil.

No corpo de Bombeiros de Parede o serviço de saúde é o mais requisitado, mas o socorro a acidentes de viação em estradas nacionais e os fogos urbanos e rurais constituem outras das missões.

Atividade Operacional (2015)


Incêndios (estruturais) - 63
Incêndios (produtos) - 1
Incêndios (rodoviários) - 22
Incêndios (rurais) - 63
Incêndios (detritos) - 39
Queimadas - 15
Acidentes - 172
Fugas de gás - 11
Quedas de árvores - 23
Queda/desabamento de/em estruturas edificadas - 11
Queda de estruturas temporárias ou móveis - 17
Movimento de massa - 1
Inundações - 70
Danos em redes de água/gás/eletricidade - 43
Emergência Médica Pré-Hospitalar - 4.593
Conflitos Legais (Agressão/violação/suicídio/homicídio) - 78
Assistência a pessoas (Abast- água/Abertura Porta/Prevenções/busca e resgate) - 750
Operações e outras atividades (Simulacros/formação/deslocações oficias) - 615
Transporte regular de doentes - 16.386
TOTAL: 22.973

Clique aqui para conhecer a história dos Bombeiros de Parede 

 








Comentários