Bombeiros vão ter memorial no Parque Palmela




16.10.2016


Carreiras passa revista à formatura, seguido por José Costa, segundo comandante dosBVAlcabideche

O memorial ao Bombeiro vai ser inaugurado no próximo mês, no Parque Palmela, anunciou este domingo, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante as cerimónias comemorativas do 19.º Dia Municipal do Bombeiro que, este ano, decorreram na Parede, organizadas pela Associação de Bombeiros "Amadeu Duarte".

Aspiração antiga, o monumento é uma forma do município reconhecer e homenagear o trabalho, o esforço e o espírito de sacrifício de todos os homens e mulheres, jovens e adultos, que integram os corpos de bombeiros do concelho. O projecto e a concepção do monumento, conforme CASCAIS24 avançou no ano passado em primeira mão, foi desenvolvido pela própria autarquia e, posteriormente, analisado e aprovado pelo Secretariado dos Bombeiros do Concelho de Cascais.

António Carvalho (à esq) e Rui Rama da Silva (À dir) entregaram o Crachá de Ouro a Carlos Carreiras
Carlos Carreiras que, este domingo, foi distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o Crachá de Ouro, entregue por António Carvalho, presidente da Federação de Bombeiros Distrital de Lisboa e Rui Rama da Silva, em representação do presidente da respetiva Liga, Jaime Marta Soares,  aproveitou para manifestar, uma vez mais, o seu "inconformismo" perante o "chumbo", por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil da candidatura dos Bombeiros de Cascais à substituição de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios com mais de 30 anos. 

"Não desistiremos desta causa até dela ter ganho. A Câmara de Cascais estará ao lado dos seus bombeiros para que uma nova VFCI venha para o concelho", prometeu Carlos Carreiras que, antes, na sua alocução, apelou à Administração Central para uma mão mais pesada para os responsáveis pelos "fogos criminosos que ceifam vidas, que nos destroem como País e que arruínam o futuro dos nossos filhos e netos”. O autarca cascalense exigiu, ainda, a tomada de medidas mais transversais. "Cadastrem-se as terras, faça-se justiça sobre os criminosos (…) trabalhe-se na prevenção". 

Carreiras criticou "chumbo" da ANPC


Carlos Carreiras aproveitou para destacar os bons resultados de Cascais a este nível, onde se começa a preparar a época de fogos nas primeiras chuvas do inverno: "em Cascais tivemos, em 2016, um dos mais baixos números de ignições registados a que correspondeu uma inexpressiva área ardida". "Limpar matas não dá votos, abrir caminhos e ações de fogos controlados também não, mas são essas ações, invisíveis aos olhos da maioria, que nos têm permitido manter a nossa integridade territorial e ambiental, o nosso bem-estar coletivo e a segurança das nossas populações", reforçou Carlos Carreiras.








Para além do presidente da Câmara Municipal de Cascais, a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu, também, o Crachá de Ouro a José Osório que, este domingo, com 37 anos de serviço,  passou ao Quadro de Honra. 
José Osório, aqui ladeado por Rui Rama da Silva e pelo comandante Pedro Araújo,  dos BVParede, também foi distinguido com o Crachá de Ouro

Durante a cerimónia foram promovidos a Bombeiros de 3.ª classe Tiago Dias, Diogo Almeida, Ana Cruz, Rui Furão e Aline Santos, da corporação dos Estoris, e Pedro Varela, Emanuel Guerreiro e Raquel Noivo, da corporação de Carcavelos e São Domingos de Rana.

Um desfile apeado e motorizado dos cinco corpos de Bombeiros do Concelho de Cascais foi o culminar do Dia Municipal do Bombeiro.

Desfile no Dia Municipal do Bombeiro
A propósito, Manuel João Almeida, presidente da Associação de Bombeiros "Amadeu Duarte", vulgo Parede, sublinhou o simbolismo do ato ao afirmar que  "estamos num local carregado de simbolismo", referindo-se à avenida que tem o nome de Comandante Gilberto Duarte e Duarte, "um homem que, segundo Manuel João Almeida, "foi bombeiro durante meio século, 25 anos dos quais como comandante". 




Manuel João Almeida, presidente dos BV Parede
O presidente da Associação de Bombeiros "Amadeu Duarte" destacou, ainda, os 121 mil serviços prestados ao longo do ano pelos cinco corpos de Bombeiros do concelho de Cascais, tendo sublinhado que o conjunto de serviços é assegurado por muitos voluntários, mas também por 200 postos trabalho diretos, e que movimenta um orçamento de sete milhões de euros. "Vinte por cento deste orçamento vem da Câmara Municipal de Cascais, através de protocolos na área dos Grupos de Primeiro Socorro, transporte de pessoas e não só", precisou Manuel João Almeida, sem esquecer a porta aberta pelo Orçamento Participativo que "possibilita encontrar novos meios de financiamento para novas valências em que as populações são as principais beneficiárias".














Comentários