Taxa turística vai render 1,2 milhões e pagar eventos e museu de arte urbana a construir junto à Marina de Cascais

Por Redação CASCAIS24

14.01.2017


Quem vir de fora e quiser pernoitar em Cascais vai ter de pagar mais 1 euro, a partir de 1 de fevereiro. É a taxa turística, por dormida, com a qual o município planeia arrecadar 1,2 milhões de euros este ano, a investir em eventos e, sobretudo, em projetos como o Museu de Arte Urbana, vulgo Vhils, a ser construído junto da marina.

Justificada pela alegada diminuição das verbas provenientes da concessão do jogo do Estoril e aceite pela Associação de Turismo de Cascais, a taxa turística, de 1 euro por noite, até ao máximo de 5 euros por estadia, foi aprovada na última reunião do executivo, apesar da polémica que levantou e da contestação da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal e da Associação Regional dos Hoteleiros da Costa do Estoril, Sintra, Mafra e Oeiras. 

Pinto Luz diz que "por enquanto só hotéis vão cobrar"
Miguel Pinto Luz, vice-presidente do município anunciou, entretanto, que a nova taxa só vai ser aplicada a hotéis.

Os cerca de 1,2 milhões que o município assegura ir arrecadar, vão ser investidos em eventos a realizar este ano e em projetos como o novo Museu de Arte Urbana, que vai ser construído junto da Marina de Cascais. 


Alexandre Farto, conhecido no mundo artístico como Vhils, vai ter mais das suas 300 obras expostas neste museu, embora a autarquia garanta que também é dedicado a outros artistas.

O próprio artista, de 29 anos, em declarações recentes ao DN, afirmou que "o museu terá uma equipa própria e envolverá muitos outros artistas para preservar a imparcialidade dos criadores".

Alexandre Farto (Vhils) vai ter museu
Vhils, que começou a fazer graffiti ilegal em comboios durante a adolescência, criou um estilo próprio que esculpiu (sobretudo rostos) em paredes um pouco por todo o mundo. Considerado pela revista Forbes como um dos 30 artistas mundiais mais importantes com menos de 30 anos, também realizou videoclips, nomeadamente para a banda irlandesa U2.

Na “agenda” de investimentos dos cerca de 1,2 milhões da taxa turística estão, ainda, o Centro Comercial Cruzeiro, no Monte Estoril, que vai ser transformado numa Academia das Artes, com um auditório de 400 lugares, uma biblioteca e uma mediateca e o Festival Internacional de Cultura, onde Paul Auster, Jonathan Franzen e Haruki Murakami vão estar presentes em setembro próximo.

Comentários