Salesianos de Manique apelam aos pais de alunos que deixem os carros em casa e mandem os filhos no transporte escolar ou público

Por Redação CASCAIS24

11.09.2016
Com a chegada do caos à Estrada de Manique, uma das principais vias do interior do concelho de Cascais, devido às obras do novo adutor de água, os responsáveis pela Escola Salesiana de Manique apelaram, este sábado, aos encarregados de educação dos novos alunos admitidos  que optem pelo transporte escolar ou público, em vez dos mais de mil veículos que, diariamente, durante o ano letivo, invadem as estradas locais e o recinto do próprio estabelecimento de ensino.

"Se, durante o ano letivo, o caos, de manhã e à tarde, é grande nos acessos, agora com as obras nem é bom pensar", disse, a CASCAIS24, fonte próxima dos Salesianos de Manique.

O novo ano letivo começa, em pleno, no próximo dia 15, na Escola Salesiana de Manique e os responsáveis estão apreensivos quanto aos enormes transtornos, bem como à segurança, que o transporte de alunos em veículos particulares pode representar.

Com uma duração prevista de cerca de nove meses (275 dias), os trabalhos de instalação do novo adutor implicará trabalhos na Estrada de Manique, Estrada dos Bernardos, Rotunda João Armindo Aires e ruas adjacentes, obrigando a condicionar a circulação automóvel e a implementar desvios alternativos de trânsito devidamente assinalados no local. 
Em curso desde setembro de 2015, a obra de construção do novo adutor de água ao concelho de Cascais visa implementar uma conduta com cerca de 11 kms de extensão atravessando a zona norte do concelho entre Talaíde, Conceição da Abóboda, Trajouce, Manique e Alcoitão. 
O objetivo é reforçar o fornecimento e otimizar a segurança do sistema de abastecimento de água ao concelho. Esta empreitada permitirá ainda repor os serviços afetados pela obra e reabilitar o espaço público.
No total a obra tem uma duração prevista de dois anos e quatro meses (730 dias) e está a decorrer de forma faseada de modo a minimizar o impacto dos trabalhos na circulação automóvel.
Sempre que necessário, por razões de segurança, também a circulação de peões poderá vir a ser restrita. O acesso a veículos de emergência e às propriedades privadas estará assegurado.

Comentários