Memorial ao Bombeiro inaugurado no próximo domingo

Por Redação CASCAIS24

01.11.2016
O memorial ao Bombeiro é inaugurado no próximo domingo, dia 6, , no Parque Palmela, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, apurou CASCAIS24.

Aspiração antiga, o monumento é uma forma do município reconhecer e homenagear o trabalho, o esforço e o espírito de sacrifício de todos os homens e mulheres, jovens e adultos, que integram os corpos de bombeiros do concelho - cerca de 500 operacionais, apoiados por uma frota de 100 veículos.

É, também, uma homenagem aos bravos voluntários que  tombaram no cumprimento da missão. O concelho de Cascais perdeu, nos últimos três anos e irónica e tragicamente no mês de agosto, três bombeiros, dois deles bastante jovens, ainda na flor da vida: Ana Rita Pereira, 24 anos, da corporação de Alcabideche e Bernardo Figueiredo, 23, dos Estoris, encontraram a morte longe de casa, no incêndio da serra do Caramulo em Agosto de 2013 e no mesmo mês, no ano seguinte, José Joaquim Mendes Moreira, 41 anos, da corporação de Carcavelos e S. Domingos de Rana, vitima do despiste, seguido de capotamento, do autotanque onde seguia na estrada entre Talaíde e Abóboda, a caminho de um incêndio na serra das ligeiras, asfamil, na fronteira entre S. Domingos de Rana e Rio de Mouro.

O projecto e a concepção do monumento, conforme CASCAIS24 avançou no ano passado em primeira mão, foi desenvolvido pela própria autarquia e, posteriormente, analisado e aprovado pelo Secretariado dos Bombeiros do Concelho de Cascais.

Só no ano passado, os cinco corpos de Bombeiros do concelho de Cascais registaram 121 mil intervenções, a maior parte das quais na área da emergência médica, o que coloca o município num  dos primeiros lugares na intervenção e prestação de serviço de socorro. 

Em 2015, os corpos de Bombeiros de Alcabideche, Cascais, Carcavelos e São Domingos de Rana, Estoril e Parede realizaram 788 intervenções em incêndios, sendo algumas de Norte a Sul do País, integrados nas Grupos de Combate a Incêndios; 871 chamadas para acidentes e sinistros; 18.451 atuações no âmbito da emergência médica; 94.173 transporte de doentes e 7.051 outros serviços intervenção, prevenção ou formação.



Comentários