Fogo no forte Salazar em S. João do Estoril

Por Cascais24

26.05.2016
Um incêndio deflagrou esta quinta-feira à tarde no Forte de Santo António da Barra, vulgo Forte Salazar, em São João do Estoril, mas foi rapidamente controlado e extinto pelos Bombeiros dos Estoris e de Cascais.

O alerta foi dado por volta das três horas da tarde e a pronta intervenção dos operacionais dos bombeiros impediu que o fogo tomasse proporções de maior.

Hugo Santos, comandante dos Bombeiros dos Estoris disse, a Cascais24, que "o incêndio deflagrou em resíduos espalhados num dos compartimentos do forte, em circunstâncias que compete às autoridades policiais averiguarem".

Não está, no entanto, excluída a hipótese de ter-se tratado de alguma brincadeira de mau gosto, eventualmente de jovens que terão entrado no recinto através de uma parte da vedação, que estará deteriorada.

No local, para além dos Bombeiros dos Estoris e de Cascais compareceu a PSP do Estoril. Dado tratar-se de um monumento do Estado, é possível que a investigação ao incêndio venha a cair na alçada da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo.

O Forte de Santo António da Barra foi onde a 3 de agosto de 1968 o antigo ditador António de Oliveira Salazar caiu da cadeira.

Atualmente, funciona como colónia de férias do Instituto de Odivelas.


Comentários