"Verão Seguro" da ASAE fiscalizou 38 operadores económicos no concelho de Cascais

Por Cascais24

17.08.2016

Trinta e oito operadores económicos, sobretudo na área litoral do concelho de Cascais e, principalmente de apoio às praias, foram fiscalizados no decurso da operação "Verão Seguro", lançada nos últimos dias pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), apurou Cascais24.

Tratou-se de uma "operação de fiscalização, a nível nacional, direcionada para a fiscalização de operadores económicos localizados em zonas de veraneio, designadamente estabelecimentos de restauração e bebidas (apoios de praia), mercados e supermercados situados nas proximidades de zonas balneares (junto a praias oceânicas e fluviais), dado o aumento de afluência de turistas em pleno período de férias, de forma a assegurar o cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar, bem como as regras de concorrência e preços", revelou Ana Oliveira, inspetora-chefe da ASAE.

Com esta ofensiva, acrescentou a mesma responsável, "pretendeu-se verificar se os estabelecimentos são cumpridores das regras de licenciamento e de Segurança Alimentar e de qualidade dos produtos alimentares, tendo ainda sido verificado o comércio de artigos de praia, em espaços fixos ou de venda ambulante". 

Questionada por Cascais24, a inspetora-chefe da ASAE afirmou não dispor, por enquanto, dos resultados finais globais da fiscalização aos operadores económicos fiscalizados no concelho de Cascais, sabendo-se, no entanto que, a nível nacional, foram fiscalizados mais de 400 operadores, tendo sido instaurados quatro processos-crime pela existência de géneros alimentícios avariados, especulação de preços e venda de artigos contrafeitos e 55 processos de contraordenação.

Como principais infrações, a ASAE destaca o incumprimentos dos requisitos gerais e específicos de higiene, irregularidades relativas à informação na rotulagem e relativas ao controlo metrológico, tendo sido ainda apreendidos 7 instrumentos de pesagem e cerca de 300 Kg de géneros alimentícios impróprios para consumo.  

Comentários

  1. Deviam tambem fazer bisturias era nos bancos alimentares... Manique(bairro dos bem lembrados)alimentos com datas atrasadas fruta estragada rumor e iogurtes... Por aí!Ja testemunhas até com fotos... Entre outros😈😬😠

    ResponderEliminar

Enviar um comentário