Dia de Portugal começou em Cascais

Por Cascais24
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades "arrancaram" este ano na Cidadela de Cascais (Foto CMCascais)

14.06.2016
Não foi só em Lisboa e em Paris que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado este ano. Em Cascais também o foi, até porque é aqui que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mantêm a sua residência.
Antes da sua partida para Paris, Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, estiveram na Cidadela, em Cascais, para ouvir a interpretação do Hino Nacional pelas bandas filarmónicas e coros do concelho.

O primeiro-ministro António Costa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, entre outras personalidades, também estiveram na Cidadela a comemorar o 10 de junho.

Na Cidadela de Cascais houve, ainda, lugar para um momento musical pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e para a cerimónia de cumprimentos ao corpo diplomático acreditado no nosso País, enquanto um extraordinário espetáculo de fogo-de-artificio iluminava a Baía de Cascais. 
                                 Espetáculo de fogo-de-artifício na Baía de Cascais (Foto CMCascais)

"O presidente da República deu-nos a honra de começar a festejar o 10 de junho aqui em Cascais. Cascais fica mais uma vez agradecido ao senhor Presidente da República por nos ter dado este enorme privilégio, ainda para mais ter aqui todo o corpo diplomático que está sediado em Lisboa, que certamente também serão embaixadores de Cascais junto dos seus próprios países e das suas comunidades", afirmou, na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras.

Já o Presidente da República, no discurso que proferiu na Cidadela, sublinhou a "fidelidade a uma comunidade de línguas comuns, a língua portuguesa, fidelidade à construção europeia, fidelidade às relações transatlânticas, mas também a abertura a outros mundos", como um traço importante da atual política externa portuguesa em linha com a “história da Nação".

As comemorações do 10 de junho, em Cascais, foram ainda assinaladas com na Praça 5 de Outubro, em Cascais,  com a interpretação do hino de Portugal pelas seis bandas filarmónicas do concelho e mais de 150 vozes dos grupos corais cascalenses. 
       No dia 10 de junho, a atuação de uma das bandas na Praça 5 de Outubro (Foto CMCascais)

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, agradeceu aos coros e às bandas a sua presença neste dia especial.

"Mais um ano que festejamos o 10 de junho, dia de Camões, das comunidades, das Forças Armadas o dia de Portugal. As nossas bandas e os nossos coralistas deram um outro brilho à própria cerimónia que, uma vez mais aqui realizamos para celebrar este dia nacional, um dia que une todos os portugueses e, no caso em concreto, todos os cascalenses. Por isso um forte agradecimento a todos os coralistas a todos os membros das bandas porque mais uma vez se cumpriu a tradição", disse Carlos Carreiras.

Presidente da Câmara, Carlos Carreiras depôs coroa de flores no monumento a Luís Vaz de Camões (Foto CMCascais)
A cerimónia contou, ainda, com a deposição de coroas de flores no monumento a Luís Vaz de Camões, assistiram não só dezenas de cascalenses, como, também, turistas estrangeiros que, nesta época, estão em gozo de férias ou, simplesmente, visitar o concelho.

Comentários