Corpos de Bombeiros de Cascais apoiam combate e prevenção a fogos florestais em todo o País

Por Cascais24

09.08.2016


Os cinco corpos de Bombeiros do concelho de Cascais estão a apoiar, com várias equipas, as corporações que combatem fogos florestais um pouco por todo o País, de Norte a Sul.

O corpo de Bombeiros de Parede está a participar nas operações em S. Bartolomeu de Messines e em Azambuja.


Depois de terem participado no combate ao fogo em Almodôvar, no distrito de Beja, os operacionais de Parede deslocaram-se esta madrugada para São Bartolomeu de Messines.


Já no concelho de Azambuja, está outra equipa dos Bombeiros de Parede pré posicionados desde as 8h17.


Segundo revelou, a Cascais24, o comandante Pedro Araújo, ao todo o Corpo de Bombeiros de Parede conta com 7 operacionais e dois veículos destacados.


Também os Bombeiros Voluntários de Cascais contam com uma equipa destacada em São Bartolomeu de Messines e os de Alcabideche com uma ambulância de socorro em Perna Seca, Silves.


O Corpo de Bombeiros dos Estoris também tem equipas destacadas fora de Lisboa. Segundo disse, ao Cascais24, o comandante Hugo Santos, em Arouca estão duas equipas e em Alcoentre, em pré posicionamento de meios uma outra, com um total de 9 operacionais e três veículos.


A corporação de Carcavelos e S. Domingos de Rana destacou, igualmente, equipas para Águeda, para além de ter em permanência, até 30 de setembro, uma equipa com 4 operacionais, na Chamusca, confirmou, a Cascais24, o comandante Paulo Santos.


Esta segunda-feira, em Portugal, foram registados 455 fogos – o maior número a nível nacional, bem demonstrativo dos dias complicados que o País vive, com particular incidência no Norte, Centro e Sul.


No distrito de Lisboa, apurou, ainda, Cascais24, a chamada situação operacional em tem estado dentro dos “valores planeados e com números diários de ocorrências perfeitamente em linha com o dispositivo de resposta instalado”, o que tem permitido o acionamento de meios de reforço para fora do distrito, em apoio às áreas mais críticas. 


Neste momento, os corpos de Bombeiros do distrito de Lisboa asseguram ainda o pré posicionamento de meios de combate em Sintra, Mafra e em Alcoentre, num total de 36 bombeiros.

No distrito de Lisboa, para além de um dispositivo instalado, que conta com 79 equipas com 337 bombeiros, o distrito tem mobilizados 230 operacionais, apoiados por 70 veículos um pouco por todo o País, com rendições numa “permanente garantia da capacidade de intervenção”.


No âmbito da defesa da floresta outros agentes de proteção civil no distrito de Lisboa estão mobilizados com 47 equipas e 189 operacionais, aos quais acrescem todos os técnicos, operacionais e responsáveis afetos aos municípios.


Comentários