Acidentes com hidrogénio levam Bombeiros de Alcabideche a Marselha

Por Cascais24

02.06.2016
Uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche vai representar Portugal no projeto europeu sobre a resposta a acidentes com hidrogénio,  que decorre entre os próximos dias 5 e 10 de junho, em Aixe en Provence, Marselha, França.

Nesta ação formativa, que tem lugar na “École Nationale Supérieure des Officiers de Sapeurs-Pompiers, ENSOSP”, a equipa dos Bombeiros de Alcabideche é representada por Sónia Almeida, chefe; Manuel Tavares, subchefe; António José Calinas, bombeiro de 2.ª e Francisco Dias, bombeiro de 3.ª.

A presença no projeto HyResponse decorre da participação da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) na Comissão de Desencarceramento e Novas Tecnologias do CTIF que se associou a este projeto europeu, que visa dotar os Bombeiros de capacidade para responder a acidentes com hidrogénio.

O hidrogénio está cada vez mais presente na nossa vida, principalmente no que diz respeito a células de combustível para veículos, sejam eles pesados de mercadorias ou passageiros ou mesmo veículos ligeiros, como tal é necessário que aqueles que estão na primeira linha na resposta aos acidentes estejam dotados das devidas capacidades e ferramentas para atuar em segurança perante este novo “combustível”.

A ação em que a equipa de Alcabideche participa durante cinco dias é dividida em três componentes: teoria, treino operacional e treino em realidade virtual.



Comentários