8,5 milhões para equipamentos sociais no concelho

Por Redação CASCAIS24
                                                                                                                                      (Foto CMCASCAIS)
 
15.12.2016

A Câmara Municipal de Cascais vai investir 8,5 milhões de euros na construção de vários equipamentos sociais, entre residências para pessoas com deficiência, creches, centros de actividades ocupacionais ou centros de dia, anunciou o município.


Um deles, é o novo complexo do Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID), que vê a sua primeira pedra ser lançada esta sexta-feira, na rua Furriel Vieira, Fontainhas.

Só o CRID -  Instituição Particular de Solidariedade Social apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, que integra a Rede Social do concelho de Cascais, proporcionando enquadramento a deficientes de todas as tipologias - representa um investimento de 5 milhões de euros, totalmente suportados pela Câmara de Cascais.  

Com a conclusão da obra prevista para 2018, este complexo de apoio social será constituído por um lar-residência, um centro de atividades ocupacionais, uma creche, um centro de dia, um edifício destinado a serviços administrativos e um parque estacionamento coberto.

Para já, arranca a primeira fase da obra do CRID, orçada em 1,6 milhões, que deverá ficar concluída em dezembro de 2017. Trata-se da construção do Lar Residencial destinado a 48 pessoas com deficiência e de um Centro de Atividades Ocupacionais para 30 utentes.

“A Câmara de Cascais tem um registo muito forte de implementação de políticas de inclusão. As políticas de inclusão são, aliás, a maior fatia do nosso investimento presente”, afirma Carlos Carreiras.  

O presidente da Câmara regista que “a luta de Cascais pela dignidade e pelos direitos de todos e cada um dos cidadãos é uma prioridade social e política. Não aceitamos que seja a lotaria social a determinar o lugar de um cidadão na sociedade.”

O alargamento da rede de apoio social estende-se à Amoreira, com a construção de um Centro de Dia. Obra orçada em 854 mil euros e já em curso desde meados de novembro, tem conclusão prevista para julho de 2017.
 
Outro grande projeto social vai surgir em São Domingos de Rana, onde a autarquia vai investir quase 2,5 milhões de euros na construção de mais um complexo social. Prevê-se que esta obra esteja concluída em janeiro de 2018 e dotará esta freguesia com um Lar da CERCICA.


Comentários