"Mais de 20 mil com médico de família" no futuro próximo em Cascais, revela ministro da Saúde na Convenção Autárquica Socialista

Por Cascais24
Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, considera que “mais importante que tratar dos nossos doentes é fazer com que os nossos cidadãos não fiquem doentes”.

04.07.2016


O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, presente na Convenção Autárquica do PS de Cascais, mostrou-se confiante de que, num futuro próximo,mais de 20.000 residentes no concelho possam vir a ter médico de família”.
 
Para o ministro, que falava no painel dedicado à Saúde, o “mais importante que tratar dos nossos doentes é fazer com que os nossos cidadãos não fiquem doentes”.
Manuel José Lopes, coordenador Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na Área dos Cuidados Continuados Integrados e Helena Baptista da Costa, Directora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Concelho de Cascais (ACES Cascais), foram outros dois oradores.

Já no painel da Educação, a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, abordou as cartas educativas, a forma como estas se relacionam com o papel dos municípios no sistema educativo e, em particular, a importância da educação na estratégia de desenvolvimento dos municípios.
Alexandra Leitão deixou ainda claro a importância da “generosidade dos autarcas” no que à educação se refere, e que seria muito difícil ao ministério da Educação, com números como aqueles com que lida, fazer face a todos os desafios sem o apoio dos autarcas. “São um milhão e duzentos mil alunos que diariamente entram nas escolas, o que conduz a um problema de escala e que origina que qualquer alteração resulte em impactos económicos gigantescos”, precisou.
Alexandra Leitão destacou a "generosidade dos autarcas"
Noutra vertente deste desafio, a governante recordou que, para além dos números, há o problema da heterogeneidade do território – “com zonas mais urbanas e outras mais rurais” – o que motiva que soluções abstratas possam ser adequadas a um caso e a outro não e “daí que é indispensável reforçar a colaboração [com as autarquias] para se atender às necessidades concretas das realidades onde são aplicadas medidas”.
Neste painel participaram, ainda, Jorge Manuel Gonçalves, coordenador do Mestrado de Urbanismo e Ordenamento do Território do Instituto Superior Técnico; Maria Teresa Lopes, Directora do Agrupamento de Escolas IBN Mucana e Rui da Costa Pereira, Vice- Presidente da Câmara de Sintra.

O tema da Ação Social, com a presença das oradoras Maria de Lurdes Rocha Vieira, Presidente do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes); Elsa Pereira, ABLA Portugal e Susana Ramos, diretora do Departamento de Desenvolvimento Social na Câmara Municipal de Lisboa, partilhou diversas experiências profissionais, que podem servir de boas-práticas para o concelho de Cascais.
Luís Miguel Reis, presidente da Concelhia
A Convenção Autárquica do PS de Cascais decorreu no Complexo Desportivo de S. Domingos de Rana, com a abertura e o encerramento a cargo do presidente da Concelhia, Luís Miguel Reis, que apresentou os objectivos da iniciativa, salientado a sua importância na partilha de conhecimentos, entre diversas instituições locais e o Partido Socialista, para o enriquecimento da proposta autárquica a apresentar nas eleições de 2017. Luís Miguel Reis destacou, ainda, que o Partido Socialista de Cascais tem trabalhado, junto da população e das entidades do concelho, na construção de uma alternativa política credível, que será corporizada por um candidato forte, motivado, e com as características ideais para vencer as próximas eleições autárquicas.
Ana Catarina Mendes defendeu o reforço das competências das freguesias
Já a secretária-Geral Adjunta do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, saudou a organização da convenção pela iniciativa, salientando a sua importância na formação dos quadros políticos e no encontrar respostas às necessidades das populações, recordando a necessidade do reforço das competências das freguesias, visto estas estarem mais próximas das pessoas e onde mais rapidamente se podem demonstrar as diferenças de políticas entre projetos alternativos.








Comentários