31 Janeiro de Manique de Baixo fez anos em ambiente festivo com recriação de 1913 e hino perdido no “baú histórico”

Texto. Valdemar Pinheiro * Fotos. Luís Curado e GMD31Janeiro

06.02.2017


Foi em ambiente festivo, ao qual não faltou a recriação da época, 1913, data em que nasceu, que o centenário Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro de Manique de Baixo comemorou este domingo o seu 104.º aniversário.


Depois de uma missa, celebrada de manhã na capela de Nossa Senhora das Neves, em memória dos associados e dirigentes falecidos, teve lugar um almoço convívio na sede da coletividade, cujo salão principal foi pequeno para conter as dezenas de associados e convidados.


Piteira Lopes acendeu as velas e Guilherme Cardoso apagou-as depois dos tradicionais parabéns
Ao vereador municipal Nuno Piteira Lopes que, entre outras áreas detém o Desporto, coube a tarefa de acender as velas do bolo, que assinalou este aniversário, decorado com os símbolos da coletividade e das atividades culturais e desportivas desenvolvidas e ao sócio mais antigo, Guilherme Cardoso, a missão de as apagar depois dos tradicionais parabéns.


Seguiram-se as entregas de lembranças de outras coletividades, entre as quais o Estoril Praia, bem como da Junta de Freguesia de Alcabideche à aniversariante e, ainda, de diplomas a associados com 25 e 50 anos. O próprio presidente da direção, Nuno Jorge, foi distinguido com o diploma de 25 anos de sócio. Quatro outras figuras bem conhecidas de Manique receberam no palco os diplomas dos 50 anos.
Os associados agraciados com os diplomas de 25 e 50 anos


Nuno Jorge agradeceu depois a presença dos associados e convidados, recordou as atribulações do ano em que esta direção tomou posse, em 2009, quando “praticamente ninguém queria assumir os destinos da coletividade” e revelou que, “finalmente, este ano, será feita a escritura do terreno onde está situada a sede” – uma velha aspiração que vem legalizar as instalações. A escritura, soube Cascais24, deverá ser celebrada em março ou abril próximos.


Vereador Nuno Piteira Lopes



Já o vereador Nuno Piteira Lopes falou na ajuda e a colaboração que o município tem dado à coletividade de Manique e assegurou que esta “pode contar sempre com ele e com a Câmara para ajudar no que for preciso”.






Rui Paulo Costa, presidente da Junta de Alcabideche

Por sua vez, Rui Paulo Costa, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, falou daa necessidade de as “coletividades serem fortes e melhores” e destacou que esta comemoração do Grupo Musical e Desportivo 31 Janeiro de Manique de Baixo representa “104 anos de desafio e influência direta na sua terra, nas suas gentes e, principalmente, na capacidade de mobilização".

Também o novo pároco de Alcabideche, José Paulo, destacou o “calor do encontro” que as coletividades continuam a proporcionar entre as suas comunidades.


Momento de grande emoção foi o toque do hino do Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro, “há muito perdido no histórico baú”, que um pequeno grupo logrou resgatar e ensaiar numa semana, conforme sublinhou, na oportunidade, Nuno Jorge.


Atuação de Grupo Juvenil arrebatou gargalhadas e fortes aplausos
E a festa terminou com a presença, em palco, do Grupo Juvenil de Manique, que teve a sua estreia por ocasião do 176.º aniversário da freguesia de Alcabideche, comemorado nesta coletividade e que este domingo voltou a proporcionar, com a sua atuação, momentos extremamente divertidos, aos quais não faltaram algumas rábulas que arrebataram entre os presentes fortes gargalhadas e aplausos.

A data em que a coletividade nasceu foi recriada a rigor e não faltou a "bigodaça" à Dom Carlos de António Coimbra

 
Entre associados e convidados foram dezenas os que marcaram presença neste 104.º aniversário


O saboroso bolo de aniversário com os símbolos da coletividade e de cada uma das atividades desenvolvidas



Noticias recentes relacionadas

*Coletividade de Manique de Baixo comemora 104 anos ao serviço da cultura e desporto 

Comentários