Bombeiros de Alcabideche confrontados com atentado ambiental em fogo em Adroana

Por Cascais24

28.06.2016
Um incêndio que, esta terça-feira, ao final do dia, deflagrou numa área de mato, em Adroana, causou prejuízos em mais de 5 mil euros em equipamento de combate a fogos florestais dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, devido à existência no terreno de densas camadas de óleo, alegadamente provenientes de uma oficina automóvel desativada há algum tempo, apurou Cascais24

José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche confirmou, a Cascais24, aquilo que pode ser considerado um "problema ambiental", escondido dos olhares mais indiscretos.

Já uma fonte da GNR de Alcabideche revelou, a Cascais24, que "foi acionado o Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda", que deslocar-se-á ao local esta quarta-feira, a fim de proceder à recolha de "vestígios", por forma a serem apurados os responsáveis pelos derrames.

Nas operações de combate ao fogo, que deflagrou por volta das 19h00, estiveram mobilizados 30 operacionais com 7 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, apoiados por duas outras da corporação de S. Pedro de Sintra.

A GNR de Alcabideche e uma equipa do serviço municipal de Proteção Civil de Cascais também estiveram no teatro das operações.

O fogo foi controlado, circunscrito e dominado em cerca de hora e meia, tendo havido, por parte dos Bombeiros de Alcabideche, a preocupação de deslocar o maior número de operacionais e de veículos como medida "cautelar" perante as fortes rajadas de vento que estão a assolar a região.

"Felizmente, conseguimos controlar a situação", concluiu José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros de Alcabideche.

Não é conhecida a origem do incêndio, que deflagrou entre o Mercado e o perímetro urbano de Adroana.



Comentários