PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA CADEIA DE TIRES

Por Cascais24

25.03.2016
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita este sábado à tarde o Estabelecimento Prisional de Tires, no concelho de Cascais. 


Nesta quadra pascal, a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à cadeia feminina de Tires é encarada como um sinal de “afeto e de esperança” para as cerca de 800 reclusas, relativamente jovens, condenadas e ou prisão preventiva.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá ser acompanhado pelo diretor geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, o procurador-geral adjunto nomeado em fevereiro último, depois de, entre 1996 e 2001, ter exercido idênticas funções. 

O Presidente da República deverá, ainda, visitar a “Casa das Mães”, espaço construído em 2000 no complexo prisional de Tires, onde permanecem as reclusas em gestação ou com filhos pequenos.

Já em dezembro, pelo Natal, as reclusas da cadeia de Tires tinham recebido a visita da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem com a qual jantaram. 

Reconhecendo, então, que as condições nas cadeias "não são fáceis", sobretudo devido a "problemas crónicos de financiamento", Francisca Van Dunem explicou que o significado da sua visita era "a solidariedade humana para com pessoas que estão privadas de liberdade".

Na oportunidade, Francisca Van Dunem aproveitou para sublinhar "a intenção do governo de agir ativamente no sentido de implementar políticas firmes de reinserção social, que permitam às reclusas fazer percursos de reabilitação - reabilitação interna, do ponto de vista psicológico, e, num certo sentido, recompatibilização com o direito".





Comentários