Todos à Baía para combater violência contra crianças

Esta quinta-feira, pelas 14h30





Por CASCAIS24
“Porque nenhuma criança deve ser vítima de qualquer forma de violência”, e no âmbito da Campanha Nacional do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC) e a Câmara Municipal lançam esta quinta-feira uma campanha de sensibilização que pretende prevenir o abuso e mau trato infantil e, simultaneamente, dar a conhecer a sua atuação junto das famílias, com vista ao exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física. 

A fundação Champagnat, fundada em 1995, associa-se a esta iniciativa, patrocinando um vídeo que dinamiza a campanha online e que é lançado pelas 14h30, na Baía de Cascais, em associação com o evento Laço Azul Humano - uma iniciativa que pretende dar mais visibilidade a um flagelo que, infelizmente, ainda é uma realidade para muitas famílias. 

Considerado como um dos mais graves problemas de Saúde Pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela sua dimensão e consequências, as instituições que defendem os direitos das crianças e jovens em perigo, como a CPCPC, assumem um papel cada vez mais relevante na prevenção e na proteção daqueles que mais precisam. 

Sobre a CPCJ de Cascais

A CPCJ Cascais foi criada em 1992.
Está vocacionada para responder a pedidos de intervenção/sinalização de entidades, instituições ou pessoas singulares, sempre que esteja em causa a segurança, bem estar, educação, saúde e formação da criança ou do/a jovem.
Esta Comissão é constituída por representantes das entidades locais, públicas e privadas e intervém nas situações de crianças e jovens em perigo, quer numa perspectiva de prevenção (Comissão Alargada), quer, principalmente, de forma a resolver a situação problema, instaurando processo de promoção e protecção e aplicando medidas de protecção.
À Câmara Municipal de Cascais/Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais compete assegurar a representação técnica, o apoio administrativo e logístico. Presentemente assegura também a Presidência da CPCJC, desde de Outubro de 2008.
As sinalizações com vista à instauração de processo de promoção e proteção podem ser feitas por qualquer pessoa, devendo fornecer o máximo de elementos necessários à compreensão da situação de perigo.
Saiba mais sobre a CPCJ de Cascais em http://www.cm-cascais.pt/comissao-de-protecao-de-criancas-e-jovens-de-cascais


Sobre o Laço Azul

A Campanha do laço azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando a avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro "para fazer com que as pessoas se questionassem". A história que Bonnie W. Finney contou aos elementos da comunidade referia-se aos maus-tratos que os seus netos sofriam, tendo inclusivamente sido a causa de morte de um deles.
E porquê o azul?
…Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A história de Bonnie Finney mostra-nos como a preocupação de um único cidadão pode despertar a consciência de todas as pessoas em geral.


Comentários