Cecília Honório volta a ser candidata do BE à Câmara e acusa “maioria de direita” de ter “errado nas prioridades” em Cascais

Por CASCAIS24
Cecília Honório volta a ser candidata pelo Bloco de Esquerda (Foto BE)



Cecília Honório, que vive e trabalha no concelho de Cascais, volta a ser a candidata pelo Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal nas autárquicas de outubro próximo e acusa “a maioria de direita” de ter “errado nas prioridades”, o que atribui a uma “visão elitista e presidencialista”.

Luís de Castro e Salgado é o candidato à Assembleia Municipal
A cabeça de lista ao município falava na apresentação oficial no Parque Urbano Quinta de Rana, durante a qual foi ainda anunciada a candidatura de Luís de Castro e Salgado à Assembleia Municipal – um solicitador, trabalhador em empresa do Grupo CGD, onde é delegado sindical, membro da coordenadora concelhia do BE-Cascais,  deputado municipal na assembleia municipal de Cascais em substituição, eleito pelo BE na assembleia de freguesia da UF de Carcavelos e Parede e que conta com uma  Pós-Graduação em Direito Fiscal e é especializado em direito do trabalho.


Para a professora, investigadora e dirigente do Bloco de Esquerda, da qual foi fundadora e deputada na Assembleia da República, bem como na assembleia municipal de Cascais,  “a imagem de Cascais como concelho rico é um mito, como o demonstram a quebra do poder de compra abaixo da evolução nacional, a taxa de desemprego, os baixos salários, um concelho centrado no comércio e turismo e sem capacidade de fixação da mão-de-obra mais qualificada”.

“A população não precisa que eles privatizem os transportes e façam estacionamento pago por todo o lado. Não precisamos que façam estudos sobre mobilidade que vão ao nosso bolso para depois dizerem que, talvez seja para a próxima, terão de facto um plano de mobilidade. Mas o que é que eles andaram a fazer durante 16 anos? Andaram a estudar a mobilidade à custa do nosso bolso?”, questionou Cecília Honório.

“Precisamos de transportes públicos de qualidade gratuitos para jovens e desempregados, precisamos de estacionamento gratuito, ciclovias e uma resposta articulada pelo direito à mobilidade das populações que aqui vivem, aqui trabalham e se deslocam diariamente para outros concelhos”, defendeu a candidata, que teceu várias outras críticas ao atual executivo liderado por Carlos Carreiras, referindo que a maioria de direita virou as costas aos mais jovens, dando o exemplo das dificuldades sentidas no acesso à habitação, e abandonou também os mais idosos, muitos deles a viverem sozinhos”.

A candidata bloquista teceu duras criticas à coligação que governa Cascais
Doutorada em  História das Ideias Políticas e autora de vários livros, o último dos quais Mulheres Contra a Ditadura, Cecília Honório acusou a coligação que governa Cascais desde 2013 das duas politicas públicas não terem feito desigualdades mas alimentaram interesses”, dando o exemplo do plano de construção para a Quinta dos Ingleses e a entrega do antigo Hospital de Cascais à Católica.

“Têm medo de deixar de governar esta terra como se fosse a sua quinta”, disse a candidata bloquista que, nas últimas autárquicas, em 2013, obteve 2.997 votos para a Câmara, não logrando eleger um vereador.

Durante a apresentação dos candidatos a Cascais, a coordenadora do BE Catarina Martins aproveitou para destacar as qualidades de Cecília Honório enquanto cabeça de lista à Câmara Municipal de Cascais, sinalizando que a antiga deputada vive e trabalha no concelho e que foi a parlamentar do Bloco que “mais projetos-lei conseguiu aprovar”, mesmo sob uma então maioria de direita PSD/CDS.

“Não estamos nestas eleições para cumprir calendário”, garantiu Catarina Martins, defendendo que é importante que a mudança que o partido conseguiu no país seja agora transferida para “cada concelho, cada autarquia, cada freguesia”.
Aqui, ao lado da candidata a Cascais, Catarina Martins sublinhou que Cecília vive e trabalha em Cascais
( Foto Miguel A. Lopes, Lusa)

Comentários

  1. Grande candidata, tive o prazer de a ter como minha professora

    ResponderEliminar

Enviar um comentário