CASCAIS REFORÇA PROTEÇÃO ANIMAL

Por Cascais24

12.02.2016
A partir do próximo dia 1 de março, será mais fácil resgatar animais acidentados e/ou perdidos no concelho de Cascais.
É que o município acaba de  reforçar os mecanismos de proteção animal através da atribuição de leitores de chips de identificação a todas as forças de segurança e de uma parceria com clínicas privadas para auxílio imediato a animais acidentados.
Dezasseis leitores de chips foram entregues pela Câmara Municipal de Cascais às cinco corporações de bombeiros do concelho, às cinco esquadras da PSP, à GNR de Alcabideche, às polícias Municipal e Marítima e, também, à Proteção Civil, à empresa Cascais Ambiente e ao Serviço Municipal de Veterinária.
Medida extremamente importante e louvável é, no entanto, a parceria com as clínicas privadas, o que irá permitir que animais encontrados feridos e/ou acidentados na via pública durante o período noturno, e após recolha pela Associação S. Francisco de Assis (ASFA), possam receber auxílio imediato nas clínicas a funcionar 24h/dia.
Recorda-se que Cascais não procede ao abate dos animais errantes recolhidos no concelho, sendo todos encaminhados para adoção, recorrendo à parceria permanente que mantém com a ASFA (que funciona como complemento do Serviço Municipal de Veterinária), associação que apresenta elevada taxa de adoção e que promove várias campanhas e atividades promotoras dos direitos e bem-estar animal.
Entretanto, a Câmara Municipal de Cascais vai ainda realizar, a partir de junho próximo, uma campanha de vacinação gratuita em todas as freguesias do concelho. Segundo a autarquia, serão os veterinários a deslocarem-se às juntas de freguesia, facilitando, assim, o acesso aos munícipes que não tem forma de transportar os seus animais.

Comentários