CASCAIS DISTINGUE CAVACO COM OPOSIÇÃO A CONTESTAR

Por Cascais24

05.03.2016
Na antevéspera da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República,  Cavaco e Silva, presidente cessante, vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Cascais como "Cidadão Honorário do Município", sendo-lhe atribuída a chave da vila e um diploma.

A cerimónia está agendada para os Paços do Concelho, esta segunda-feira, de manhã, admitindo-se que possa ser o último ato público em que Cavaco Silva está presente como Presidente da República.

A distinção foi aprovada na última em reunião do executivo liderado por Carlos Carreiras pela maioria PSD/CDS-PP, que governa Cascais e com os votos contra de toda a oposição, formada pelo PS, CDU e Movimento Independente SerCascais.
Cerimónia tem lugar nos Paços do Concelho

"O professor doutor Aníbal Cavaco Silva, no exercício da sua vida política, tanto no desempenho das funções de primeiro-ministro como de Presidente da República Portuguesa, marcou, sem dúvida, o município de Cascais", diz a proposta.

A requalificação e musealização dos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, do qual foi "enérgico defensor e insubstituível promotor da sua afirmação no plano nacional" é uma das fundamentações apresentadas.

A proposta acrescenta, ainda, que como primeiro-ministro, Cavaco Silva, deixará uma "marca importante no desenvolvimento do concelho", pela reforma do saneamento ocorrida na década de 90, pelo Programa Especial de Realojamento (PER), pela instalação da Escola Superior de Gestão Hoteleira e pela construção da autoestrada A5, que liga Cascais a Lisboa.

OPOSIÇÃO CONTRA


Maria Teresa Gago (PS)
Para a vereadora socialista Maria Teresa Gago, "trata-se de uma proposta partidária. Nunca a câmara atribuiu esta distinção a nenhum Presidente da República". E foi mais longe ao afirmar que, "nem sequer houve respeito pela deliberação do órgão", porque quando a proposta foi levada à reunião camarária, tinha, entretanto "saído o convite a dizer que ia haver atribuição da medalha, ou seja, a decisão estava tomada à partida".


Maria Teresa Gago criticou, também, o reconhecimento das obras atribuído apenas a Cavaco Silva, que exclui a contribuição que teve, na altura, o autarca do PS José Luís Judas.



Clemente Alves (CDU)

Já para o vereador da CDU, Clemente Alves, a distinção só pode ser vista como "uma homenagem a uma pessoa que, no exercício dos cargos de representação nacional, sempre orientou os seus atos pela afirmação de ser o representante dos piores interesses de alguns e de nunca ser o representante de todos os portugueses".










Isabel Magalhães (SerCascais)
Também a vereadora Isabel Magalhães, do Movimento Independente "SerCascais", afirmou não reconhecer "nenhuma ação extraordinária ou especial" de Cavaco Silva no concelho e, por isso, considerou a distinção "desadequada e inoportuna".

Comentários