FOGO NO CASCAIS ATRIUM PODE TER ATINGIDO MAIS DE 40 APARTAMENTOS

Por Cascais24
(Foto Marques Valentim)

26.03.2016
O incêndio que deflagrou este sábado, de madrugada, no edifício Cascais Atrium, na Guia, poderá ter atingido mais de 40 apartamentos, entre os sexto e nono andares, mas a avaliação da verdadeira dimensão dos estragos "só podem ser feitos no final do rescaldo, que deverá estar dado por concluído até às 20h00", segundo disse, a Cascais24, Carlos Mata, comandante Operacional Distrital de Lisboa da Proteção Civil.

De acordo com o mesmo responsável pelas operações, "bombeiros, proteção civil municipal e técnicos municipais irão ainda este sábado à noite fiscalizar os pisos afetados e determinar até que ponto os moradores poderão deslocar-se, em segurança, para recolher os seus haveres".

Entretanto, inspetores da Polícia Judiciária (PJ), da secção especializada na investigação de crimes de incêndio, encontram-se no teatro das operações, recolhendo os depoimentos dos residentes, enquanto peritos do Laboratório de Polícia Científica da mesma polícia aguardam a conclusão do rescaldo para proceder à recolha de vestígios, por forma a ser determinada a causa do incêndio, embora tudo aponte para um curto circuito no televisor de um dos apartamentos alugado a um casal de turistas espanhol com a filha.

Para já, soube ainda Cascais24, não deverá haver necessidade do município proceder ao realojamento, mesmo que temporário, de alguns moradores, os quais, segundo uma fonte terão "dispensado qualquer ajuda nesse sentido".

O alarme de incêndio foi dado pelas 3h08 - hora a que saiu o primeiro veículo de socorro dos Bombeiros Voluntários de Cascais, seguindo-se toda a frota, bem como o pedido de auxílio às restantes quatro corporações do concelho, Alcabideche, Estoril, Parede e Carcavelos e S. Domingos de Rana.
(Foto Marques Valentim)
Segundo avançou o Cascais24, as equipas de socorro ter-se-ão confrontado com o não funcionamento automático e manual do sistema de águas antifogo, o que,  a confirmar-se poderá ter contribuído para a progressão do incêndio. Sem confirmar ou desmentir esta informação, avançada pelo Cascais24, fonte próxima das equipas de socorro afirmou que "a investigação irá determinar o que aconteceu".

Durante as operações de socorro houve, ainda, necessidade de evacuar todo o edifício, com 170 apartamentos, distribuídos por dez andares, havendo a registar intoxicação, por inalação de fumos, em seis pessoas que tiveram de ser assistidas no Hospital de Cascais.

Comentários