POLICIAS FORAM AS QUE MAIS CASOS DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO SINALIZARAM NO CONCELHO DE CASCAIS

Por Cascais24

13.04.2016


GNR e PSP foram as forças de segurança que, no concelho de Cascais, mais casos de jovens e crianças em risco sinalizaram no ano passado, seguindo-se os estabelecimentos de ensino, o Ministério Público e algumas mães.

Ao todo, em 2015, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais movimentou 1.094 processos, com a entrada de 497 novos, a reabertura de 145 outros e a transição de 443 outros de anos anteriores.

Atualmente, 57 por cento dos processos encontram-se em fase de análise preliminar ou avaliação de diagnóstico e os restantes 43 por cento têm medidas aplicadas em acompanhamento.

O “grosso” das medidas de promoção e proteção aplicadas foram feitas em 71 por cento dos casos junto dos próprios pais, seguindo-se 14 por cento com apoio junto de outro familiar e 12 por cento com acolhimento residencial. Apenas 2 por cento tiveram autonomia de vida e 1 por cento confiança de pessoa idónea.

Estes dados são revelados a propósito da campanha nacional “Apenas o Coração Pode Bater”, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos de Proteção das Crianças e Jovens, que tem como ponto alto a formação de um Laço Azul humano esta quinta-feira, pelas 14h00, no Mercado da Vila, em Cascais.

Prevenir os maus tratos a crianças e jovens é o objetivo da campanha nacional ”Apenas o Coração Pode Bater” que decorre durante o mês de abril por todo o país e à qual a Câmara Municipal de Cascais veio a associar-se.

Em Cascais, a abertura oficial arrancou no Centro Cultural com a atuação da Orquestra Juvenil do Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo e do Conservatório de Cascais; apresentação do relatório de atividade da CPCJC2015; apresentação de boas práticas pela Equipa Multidisciplinar Agrupamento Frei Gonçalo Azevedo e pelo SPO do Agrupamento de Escolas da Parede; entrega de prémios do concurso da mascote “Mariano” da CPCJC e inauguração da iluminação, azul, no Centro Cultural de Cascais à semelhança de outros edifícios municipais que estão iluminados desde o início do mês.

COMISSÃO REFORÇADA
“Todos nós temos a obrigação e o dever de, em conjunto, desenvolver um trabalho positivo para evitar que casos destes ocorram” diz o vereador municipal Frederico Pinho de Almeida, que anunciou o reforço da equipa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC).
Frederico Pinho de Almeida

Para, Célia Rebelo, presidente da CPCJC, “é importante que todo o trabalho feito e iniciativas desenvolvidas ao longo do ano chamem a atenção para esta problemática e que as instituições de primeira linha, como escolas ou centros de saúde, esgotem todas as hipóteses de intervenção antes de remeterem os casos às comissões.”

Esta quinta-feira, no Mercado da Vila, atuará a Orquestra Juvenil do Agrupamento da Escola Frei Gonçalo de Azevedo e do Conservatório de Cascais. O Grupo de Teatro Engraç’Arte fará a leitura da Declaração dos Direitos da Criança e apresenta uma dramatização intitulada “Só o coração pode bater”. A apresentação do evento estará a cargo da atriz Joana Brandão. 

Para assinalar a iniciativa, durante o mês de abril, os edifícios dos Paços do Concelho, do Centro Cultural de Cascais e do Museu Condes de Castro Guimarães estão iluminados de azul.



Comentários